Ouvir falar os livros: “Aquela nuvem e outras”, “A Menina Gotinha de Água”, “O mercador de coisa nenhuma” e o “Rouxinol”

           

No âmbito da atividade “Ouvir falar os livros” a biblioteca escolar em articulação com os professores titulares de turma trabalharam alguns textos, que fazem parte da Educação Literária, com todos os alunos do 1.º ciclo das EB de Quintão, Requião, Telhado e de Vale do Este. Assim, com as turmas de 1.º ano foi trabalhado o poema “Frutos” da obra “Aquela Nuvem de Outras”, de Eugénio de Andrade. Apesar de ser um poema pequenino muito se falou dos frutos e das palavras que compõem o poema. No final foi proposto aos alunos a elaboração de um marcador de livros com o fruto preferido de cada um.

Com os alunos do 2.º ano foi trabalhada a obra “A Menina Gotinha de Água”, de Papiniano Carlos. Todos juntos embarcamos numa viagem que teve como ponto de partida e de chegada – o Mar. As crianças envolveram-se nesta aventura e levaram para casa uma pequena gotinha para que não se esqueçam desta divertida amiga. Com algumas das turmas, após a observação das cores do arco-íris presentes nas ilustrações, foi abordado de forma simples o espectro de Newton. Por fim, para consolidar a leitura, foi distribuído a cada aluno um guião de leitura.

Para os alunos do 3.º ciclo o texto selecionado foi “O Mercador de coisa nenhuma” de António Torrado. O texto foi lido em voz alta e foi feita a exploração de algum vocabulário e de uma cultura com hábitos um pouco diferentes dos nossos. Foi distribuída uma ficha de leitura e deixada como sugestão a exploração de alguns livros que nos remetessem para ambientes semelhantes.

Com os alunos de 4.º ano foi lido e trabalhado o texto “O Rouxinol” de Hans Christian Andersen. Iniciou-se com a apresentação biográfica do autor e do seu importante contributo para a literatura infantil, sem esquecer de referir que o Dia Internacional do Livro Infantil se assinala na data do seu nascimento. O texto foi lido e trabalhado oralmente. Enriqueceu-se esta atividade com a exploração de alguns livros de contos de fadas antigos e o visionamento dos mecanismos das caixas de música para melhor entender as diferenças entre os dois rouxinóis e o que havia sucedido ao “rouxinol” oferecido pelo imperador do Japão. Para trabalho individual ficou uma ficha de leitura e a sugestão de algumas obras do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s