Ouvir falar os livros: “A História de Pedrito Coelho”, “Fala Bicho”, “Robertices” e o “O Príncipe Feliz”

A atividade “Ouvir falar os livros” envolveu as turmas de 1.º ciclo das Escolas Básicas de Louro-Mouquim, Quintão, Requião, Telhado e Vale do Este. No 1.º ano a obra escolhida foi “A história do Pedrito Coelho” de Beatrix Potter. Foi dado a conhecer a biografia da autora e lida a história. No fim foi proposto um pequeno trabalho onde as crianças teriam de decorar um coelho com materiais diversos. Todas as crianças gostaram muito da história adquiriram novos vocábulos e seus significados. Aprenderam também uma lição desta história tão bonita.

Para o 2.º ano foram retirados dois poemas do livro “Fala Bicho” cuja autora é Violeta Figueiredo: “O crocodilo” e “O sol poente fala ao lagarto”. Após uma breve apresentação da mesma, e antes dos poemas serem lidos, foi proposto um desafio: o que era comum nos dois poemas? As crianças ouviram os textos e responderam a perguntas e ao desafio proposto. Foi uma atividade interessante e do agrado delas, pois tentaram até memorizar o poema do crocodilo. No fim levaram um sol para decorarem como quisessem.

Para os alunos de 3.º ano, a equipa da biblioteca elaborou uns fantoches com colheres de pau e propôs trabalhar a peça de teatro “A Carochinha” do livro “Robertices”, de Luísa DaCosta, A atividade iniciou com uma breve explicação do que eram os Robertos e porque é que este este tipo de espetáculo era tão apreciado por adultos e crianças. De seguida foi pedido a alguns voluntários que dessem vida aos fantoches e apresentassem o teatro para o resto da turma. Esta iniciativa permitiu que algumas das turmas levassem a mesma peça a outras crianças durante a semana da leitura.

A obra selecionada para os 4.º anos foi “O Príncipe Feliz”, de Óscar Wilde”. Principiámos com uma breve apresentação da biografia do autor seguida da leitura em voz alta do conto. Terminada esta, foi proposta a visualização de uma animação musical em Inglês (ver aqui) que permitiu aos alunos terem contacto com formas menos comuns de trabalhar um texto, ao mesmo tempo que se tentou tornar mais familiar a audição de uma língua estrangeira – o inglês. Os alunos apreciaram a atividade e foram reconhecendo algum do vocabulário usado no vídeo de animação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s