“Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor Internet começa contigo.”

No dia 6 de fevereiro , mais de 130 países comemoram o Dia da Internet Mais Segura , sob o mote ‘ Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor Internet começa contigo’ . 

 

10 ANOS CENTRO INTERNET SEGURA

Histórico

A Comissão Europeia lançou em 1999 o Programa Safer Internet , a que se seguiu em 2005 o programa Safer Internet Plus . No âmbito do Programa Safer Internet , a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) desenvolveu, em 2004, o projeto Segura N et, com o objetivo de promover a utilização segura da Internet pelos alunos inseridos no sistema de ensino em Portugal e contribuir para a concretização da orientação estratégica “Assegurar a Segurança e a Privacidade no Uso da Internet “, presente n o programa de ação LigarPortugal, adotado pelo Governo em Julho de 2005.

Em 2006, Portugal participou no Programa Safer Internet , através de um consórcio representado pela DGIDC , que geria o Centro de Sensibilização; pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que geria a Linha de Denúncia de Conteúdos Ilegais; pela Microsoft enquanto parceira da Indústria ; e pela então UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P., enquanto entidade coordenadora. A cand i- datura foi aceite e o Centro Internet Segura (CIS) inicia atividade a 1 de Janeiro de 2007.

 Para acompanhar as congéneres europeias , que estavam a implementar Helplines especificas de apoio e esclarecimento à população, em 2011 , o Consórcio convidou a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação para ser parceiro e responsável pela gestão da Linha Ajuda.
 Atualmente , o CIS é da responsabilidade de um Consórcio coordenado pela FCT, e que integra a DGE – Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação PT e a Microsoft Portugal. Apresenta quatro serviços: um centro de sensibilização dirigido ao público em geral (www. Internet segura.pt) e outro específico para a comunidade escolar (www.seguranet.pt), uma Linha Internet Segura e uma Linha Alerta.
 
Objetivos Estratégicos

1 – Combate a conteúdos ilegais;

2 – Minimização dos efeitos de conteúdos ilegais e lesivos nos cidadãos;

3 – Promoção de uma utilização segura da Internet ;

4 – Consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet .

http://www.internetsegura.pt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s