Alunos de Espanhol recebem prémios dos concursos realizados no 1.º período

O grupo disciplinar de espanhol, em articulação com a biblioteca escolar, entregou os prémios aos alunos que participaram nos concursos “La mejor bandera de los países hispanohablantes” e no Quiz interativo Kahoot “Día de la hispanidad” (criados para assinalar esta efeméride, recordando a descoberta da América que se materializou na união de dois mundos distintos que partilham, até hoje, a cultura hispânica e a língua espanhola) e no concurso “Una selfie con una obra de arte “ (no qual foram escolhidas as melhores selfies dos alunos com reproduções de obras do Museu Nacional do Prado que estiveram expostas nas bibliotecas do AE D. Maria II).
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na festa de Natal, contando com a presença da diretora deste agrupamento e da professora de Espanhol, que enfatizou a importância destas iniciativas na promoção do interesse pela aprendizagem da Língua Espanhola e pela cultura que esta veicula.

Parabéns Professora Lurdes Martins!

Uma referência de boas práticas de articulação!

O nosso muito obrigada!

Anúncios

“Una selfie con una obra de arte”

Já se conhecem os vencedores do concurso “Una selfie con una obra de arte” (no qual foram escolhidas as melhores selfies dos alunos com reproduções de obras do Museu Nacional do Prado que estiveram expostas nas bibliotecas do AE D. Maria II no passado mês de novembro). 

Hora de V.O.A.R. – 5 livros | 5 filmes

Para comemorar o Dia Mundial do Livro e encerrar o mês de abril a biblioteca escolar de Arnoso irá ter durante 5 dias, 5 filmes que foram realizados a partir de 5 livros. A seleção das obras foi feita tendo como base o fundo documental existente e de forma a abranger, em diferentes momentos, os alunos dos três ciclos existentes na escola. Paralelamente decorre uma exposição de filmes inspirados em livros com o intuito de melhorar a literacia cinematográfica.

 HORA de voar dia do livro

Exposição de Banda Desenhada

De 20 a 24 de abril realizou-se, na biblioteca escolar, uma pequena exposição sobre Banda Desenhada. Esta exposição teve como principais objetivos dar a conhecer algumas das personagens de banda desenhada mais conhecidas do mundo, ao mesmo tempo que mostrou como vivem e vêem o mundo em que vivemos. Esta iniciativa permitiu, também, promover a leitura deste género literário que parece estar um pouco “adormecido” na nossa biblioteca.

Neste post, acrescentamos algumas informações que considerámos relevantes para quem quer saber um pouco mais sobre este assunto.

Bedeteca – é um espaço que funciona como biblioteca onde se encontram documentos, em diferentes formatos, sobre Banda Desenhada.

A Banda Desenhada é chamada de “Nona Arte”.

 

Sites sobre algumas das personagens em exposição:

Astérix, Tintin, Mafalda, Snoopy e Garfield.

 

Bedetecas em Portugal:

Bedeteca de Amadora – http://gbnt.pt/pt/works/bedeteca/

Bedeteca de Beja – http://bedeteca.net/

 

Blogs/sites interessantes:

https://bedeteca.wordpress.com/

http://notasbedefilas.blogspot.pt/2015/04/a-abrir-epoca-dos-grandes-festivais-de.html

http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/2015/04/xi-festival-internacional-de-bd-de-beja.html

http://bedetecaportugal.weebly.com/

 

A leitura tão perto de todos!

Terminou hoje a Mini Feira do Livro na Biblioteca D. Maria II. Durante uma semana, os alunos tiveram oportunidade de comprar livros, a preços acessíveis, mas, acima de tudo, estarem em contacto com novos títulos e novos autores. É com muita alegria que agradecemos aos alunos monitores e voluntários que, desde a preparação da feira até ao encerramento, estiveram sempre connosco.

IMG_0011

 

Formação de utilizadores

Durante o 1.º período, foi feita a Formação de Utilizadores, na BE de Arnoso, para as turmas de 2.º e 3.º ciclos. Esta formação foi realizada com os Diretores de Turma na biblioteca. Pegámos no mapa….. e fomos seguindo as orientações.

Para que ninguém se sentisse perdido, no fim da formação, foi entregue a cada um mapa resumo.

E no caso de alguém continuar perdido?…. Então, por favor, clique aqui!

DSC_0087

 

 

A biblioteca ajuda-o a poupar!

desenho

A BIBLIOTECA AJUDA-O A POUPAR!

Vá à biblioteca para ler os livros que quiser, sem pagar nada por isso!

O Dia mundial da Poupança foi estabelecido em 1924, durante um congresso de Economia na cidade italiana de Milão, com o objectivo de promover a noção de poupança.

Todos sabemos que é imprescindível saber poupar e nos tempos de crise o apelo à Poupança é inevitável.

Ainda a propósito de poupança, e para os que se lembram das Redacções da Guidinha *

Apresentamos a crónica publicada no suplemento “A Mosca” do Diário de Lisboa.

Estou farta de batatas até aos olhos não posso ver batatas à minha frente porque tenho um azar danado enquanto toda a gente hoje tem o DIA mundial da poupança eu nasci numa casa em que andamos há cinco anos ou mais sim ou mais que eu tenho a impressão de que nunca vivemos senão assim mas o melhor é voltar ao que eu estava a contar enquanto toda a gente tem o dia mundial da poupança nós lá em casa andamos no ANO inteiro da poupança e o pior é que já vamos para o quarto ano da poupança e para quê? para chegarmos vivos ao fim do mês vivos mas cheios de batatas até aos olhos (…) deviam dar uma medalha ao meu Pai porque ele é um homem bestial que inventou a tal poupança antes do resto do mundo cá para mim deviam pôr o retrato dele nos livros de história ao lado dos retratos dos navegadores porque ele descobriu a poupança antes dos outros sim porque a verdade é que a gente lá em casa anda a navegar em poupança antes dos outros há tantos anos que nem conhecemos outra coisa eu cá por mim estou à espera para ver se compro um livro de matemática porque com o dinheiro que o meu Pai ganha nem para o ano mas para voltarmos outra vez ao que eu estava a dizer o que eu quero é que ponham debaixo dos cartazes (do Dia Mundial da Poupança) «Viva o Pai da Guidinha que inventou o Ano da Poupança Doméstica» ou qualquer outra coisa parecida para se fazer justiça.

* «As “Redacções da Guidinha” foram uns textos de crítica de costumes, sob a forma de redacções escolares sem qualquer pontuação, escritos por uma suposta menina moradora no bairro da Graça, em Lisboa, chamada Guidinha. O verdadeiro autor dos textos não era mais do que o escritor Luis de
Sttau Monteiro. Estes textos foram publicados em 1969 e 1970 num suplemento humorístico, chamado “A Mosca”, do “Diário de Lisboa”, que foi um vespertino que deixou uma marca indelével na história do jornalismo português. O próprio suplemento “A Mosca” era dirigido por um outro excelente escritor, José Cardoso Pires.»

Deixamos aqui três sites com sugestões para poupar em diversos campos da nossa vida quotidiana:

http://saberpoupar.com/
http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/e-gerir/DiaPoupanca/

http://saberpoupar.com/artigos/10-dicas-para-poupar-dinheiro-liv

Desafio-1-destaque