As Fadas Verdes

Na Biblioteca Escolar, da Escola Vale do Este, no dia 3 de maio, os alunos do 3º ano D leram e exploraram a premiada obra “As Fadas Verdes”, de Matide Rosa Araújo.

Foram analisadas onze das poesias contidas neste livro e, em conjunto, partimos à descoberta da mensagem que esta obra  pretendia transmitir  e chegar à conclusão de quem eram  afinal ” As Fadas Verdes”?

Num primeiro momento, foi referenciada a biografia da autora e identificados aspectos estruturais do livro e da poesia. Penso que todos os alunos perceberam qual era o principal tema tratado e verificaram que ao longo de toda a obra há referências e chamadas de atenção para a preservação da nossa “grande Mãe Natureza” e da floresta.

Os alunos interagiram bastante nesta atividade e recitaram, individualmente, um poema diferente, explorando-o de acordo com uma série de questões que culminaram com a mensagem transmitida. Cada poesia evocava um importante pensamento, suscitando uma reflexão coletiva sobre cada uma delas.

A poesia “A borboleta” deu mote à entoação de uma bela canção com todos os intervenientes em que estes acenavam, melodiosamente, com um marcador de livros com a respetiva personagem “borboleta”.

Uma bela obra e uma forma original e diferente de alertar e chamar a atenção dos mais pequenos para bem tratar e preservar a natureza, senti-la como um recurso essencial à vida de todos os seres vivos, através da poesia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s